terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Duque e o Plebeu by Expresso 22 Agosto 2009

AMIGOS: Análise à Edição do semanário EXPRESSO de 22 de Agosto 2009
Dois pontos de vista muito interessantes, que reflectem bem a teimosia do pessoal de esquerda - mesmo dos que professam abertamente teorias neo-liberais.
PARA ELES, EXPLORAR O PRÓXIMO ATÉ É POSSÍVEL, DESDE QUE SEJA UM PROGRAMA LANÇADO PELO PS. TUDO SE PERMITE AO PARTIDO. NADA SE PERMITE À OPOSIÇÃO! É, afinal, o seu lema preferido e praticado nas suas intervenções públicas, neste caso sob a capa do Expresso - um arauto da liberdade pluripartidária. HF

A GERAÇÃO TUTUTU por João Duque (prof. catedr. ISEG)
Tivemos no futebol a designada GERAÇÃO DE OURO. da qual fazem parte atletas como Figo, Rui Costa, Pauleta, Paulo Sousa, Abel Xavier, Sérgio Conceição, Fernando Couto ou Baía. Mas Portugal teve melhor: a GERAÇÃO TUTUTU.
Em 1974, um grupo de quadros médios, apoiados nas classes inferiores das organizações, e acusando de "fascistas" a eloite dos quadros da superstructura da sociedade política e empresarial da época, VARREU da sua frente esses ESCOLHOS e sentou-se nas suas cadeiras.
"Democraticamente", dizendo muitas vezes "pá" e tratando-se por "tu".
Cedo, essa geração chegou ao PODER. alguns nem com 30 anos de idade. Ainda alargaram o poder através da nacionalização de centenas de empresas. numa correria tal a que nem escapou uma barbearia da baixa de Lisboa. Meia dúzia de comícios, umas "manifs", uma passagem pela sede de um partida e a coisa resultava em cheio.
Quando foi preciso, mudaram de partido, para a direita, para menter o pézinho da pista de dança.
Receberam um país com um SALDO LÍQUIDO DE ACTIVOS sobre o EXTERIOR (posição de investimento internacional) acima de UM TERÇO DO PIB (cálculo de Vítor Bento), VENDERAM as empresas que entretanto tinham nacionalizado, receberam MILHÕES DA EUROPA, CONSUMIRAM o que tinham e o que não tinham E REFORMARAM-SE, deixando como legado um SALDO LÍQUIDO DE PASSIVOS SOBRE O EXTERIOR de quase 100% do PIB.
Isto é. receberam uma HERANÇA, juntaram-lhe OUTRA VINDA DA EUROPA, nacionalizaram uma TERCEIRA, SUMIRAM AS TRÊS E DEIXARAM UMA DÍVIDA de um ano de trabalho. É obra para 35 anos de experiência!
Empurraram os outros da cadeira onde se sentaram, cuidaram-se bem na VIDA ACTIVA, e reformaram-se, alguns antes da idade dos agora impostos 65 ANOS, com reformas a 100%, calculadas sobre os melhores anos das suas vidas contributivas.
Antes de saírem, para que os seus DIREITOS ADQUIRIDOS (reformas) se mantivessem, ainda foram a tempo de impor às gerações do futuro a REFORMA DO SISTEMA, que passa a dar reformas muitos menores aos actuais trabalhadores/servidores no activo.
Foi, de facto, UMA GERAÇÃO DE OURO, esta GERAÇÃO TUTUTU: tudo quiseram, tudo obtiveram, tudo tiveram, tudo ...
A esta geração juntaram-se-lhe as outras que a têm ajudado incondicionalmente nesta RAMBÓIA.
Como membro de outra geração, quero agradecer à Geração TuTuTu a LIBERDADE e a DEMOCRACIA, de onde escrevo o meu reconhecimento pelo vosso e nosso trabalho. Mas lembro: a Democracia também pode ser competente.(((É COMO O JOSÉ MARIA DA FONSECA. DIZEM QUE À HORA DA MORTE CHAMOU O FILHO E DISSE-LHE: LEMBRA-TE MEU FILHO, ATÉ DA UVA SE FAZ VINHO!))).
==========================================
A GERAÇÃO NI NI por António de Almeida (socialista, gestor público e consultor)
Os espanhóis vivem preocupados com a "geração ni ni" - "ni trabaja ni estudia".
Os portugueses também deviam estar preocupados. Fazer promessas aos jovens é "obrigatório" das campanhas eleitorais.Ño meu tempo, a vida era mais dura. Os meus pais abdicaram de tudo, Para os aliviar, no quarto ano da universidade, ofereci-me para o serviço militar obrigatório. Passei quase três anos na Marinha de Guerra. Foi embarcado que terminei o meu curso.
Hoje tudo mudou. Os jovens ficam enjoados depois de uma noite de copos. O que é bastante mais divertido do que enfiados numa frágil fragata, agitada pelas vagas do Atlântico.
Com TANTOS apoios do Estado, a palavra de ordem tem de ser MAIS EXIGÊNCIA.
DOS PAIS. Os filhos são seus, Cabe-lhes fazerem sacrifícios para a sua exigente educação. Não basta tirar um CURSO QUALQUER, de QUALQUER MANEIRA, para os filhos encontrarem trabalho razoavelmente remunerado.
DOS PROFESSORES. Devem ser o EXEMPLO. No trabalho, Na formação. Na dedicação. No comportamento. Na demonstração da evolução da carreira.pelo MÉRITO. fruto de uma exigente e imparcial avaliação.
DOS ALUNOS. Consomem dinheiro dos contribuintes. A escola não é um local de farra.Têm de entender que, no mundo moderno e global, não basta passar de ano. O conceito de "ANALFABETO" estende-se a muito LICENCIADO que baniu a auto-exigência do seu vocabulário.
DOS EMPRESÁRIOS. Não podem ver no recrutamento de jovens UM APROVEITAMENTO DE APOIOS DO ESTADO. Conheci um (((SÓ UM?))) que usava esses apoios para dispor de LICENCIADOS com o salário MÍNIMO. A VALORIZAÇÃO de jovens com POTENCIAL passa pela abertura da mente da maioria dos patrões.
DOS SINDICATOS. O seu silêncio relativamante à problemática dos JOVENS DESEMPREGADOS, que bem poderiam melhorar a COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS, é angustiante. Afirmando-se progressistas. utilizam em excesso o conservador termo MANUTENÇÃO.
Progresso requer uma EXIGENTE mentalidade de MUDANÇA, designadamente nas políticas LABORAIS QUE ABRAM PORTAS AOS JOVENS. Não para substituir os menos jovens, mas os INEFICIENTES.
O Governo de Sócrates tentou, com enormes riscos políticos, dar um rumo de exigência ao sector educativo (((MAS Á CUSTA DE EXPLORAR AINDA MAIS OS PROFESSORES - BASTANTE MAL PAGOS E NA SUA MAIORIA EM CONDIÇÕES CONTRATUAIS DE PRECARIEDADE! Como o Autor se esqueceu de mencionar este IMPORTANTE pormenor, EU FAÇO QUESTÃO DE O LEMBRAR! hf)))
As oposições e as corporações fizeram tudo para tudo abortarem (((PELOS VISTOS o autor ESTÁ CONVENCIDO QUE ERA UMA REFORMA JUSTA E EQUILIBRADA?))).
Começa a escassear o tempo para evitar o agravamento do drama da "LUSOGERAÇÃO NI NI" (((MAS QUEM FOI QUE NÃO ABRIU CONCURSOS PARA OS QUADROS INCOMPLETOS DE DOCENTES, MÉDICOS, INSPECTORES E OUTROS TÉCNICOS? ORA FOI ESTE GOVERNO, LEMBRAM-SE? DA META DE CORTAR 75 MIL POSTOS NA FUNÇÃO PÚBLICA?. ABRIR ESTÁGIOS, POR OUTRO LADO, É INCENTIVAR OS MAUS EMPRESÁRIOS A EXPLORAR MAIS OS JOVENS LICENCIADOS!))).
E sem muita exigência e SERIEDADE política NÃO O CONSEGUIREMOS.
==========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário